terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conhecendo: Paraty



Hoje inauguro uma nova seção pro blog, que eu carinhosamente “tagueei” como: Conhecendo; Que irá mostrar lugares por onde passo – Alguns já conhecidos e outros RE-conhecidos.

Esse é um registro de uma das minhas metas para 2011: Conhecer um lugar novo por semana! (Ok, talvez toda semana não seja possível, mas SEMPRE que possível! )

E nada melhor do que inaugurar essa seção, fazendo jus ao seu nome: CONHECENDO.
E o lugar escolhido foi: Paraty.



Paraty fica a cerca de 280Km de distância do Centro do Rio de Janeiro. Cidade Colonial que está localizada no Sul-Fluminense, e é considerada patrimônio histórico Nacional.


Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas.
As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo".
A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.
No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, constantes investidas de piratas que se refugiavam em praias como Trindade, fizeram com que a rota do ouro fosse mudada, levando a cidade a um grande isolamento econômico. 
Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.
Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.

 FONTE 
_________________________________________________________________________



Conheci Paraty, em uma micro-viagem de 1 dia no 1º final de semana de 2011. Fiquei super feliz com a surpresa, porque sempre fiz mil planos de ir pra lá, mas nunca meus planos davam certo!
Justamente quando não planejei, viajei, em uma decisão tomada as 22:00 da sexta-feira anterior a viagem. Só foi o tempo de arrumar as malas, cochilar e colocar o pé na estrada, logo no sábado de manhãzinha.
Não teria outra expressão pra definir Paraty senão como “Cidade que abraça”! Pois é, conhecer Paraty pra mim foi assim, uma sensação aconchego, sabe?
Foi pouco tempo que fiquei por lá, não deu muito bem pra conhecer o Centro histórico, nem para tomar uma típica cachacinha da região, nem para conhecer as paradisíacas praias de Trindade; serviu apenas para deixar um gostinho de QUERO MAIS!

Pra não dizer que não conheci nada, nessa minha breve passagem por Paraty, conheci a cachoeira Tobogã ou Cachoeira do Penha, mas que eu apelidei de “Cachoeira Tobogã do Penha”

O acesso à Cachoeira Tobogã é realizado por uma trilha de 200 m próxima à Igreja de Nossa Senhora da Penha. Possui três saltos e o maior deles mede 3 m de altura, água fria e amarelada, devido a cor da areia depositada no fundo. (FONTE)


E a noite, conheci um pouquinho do Centro Histórico:








DICA DE VIAGEM: Para quem está disposto a conhecer gente nova, de todos os lugares do mundo, super-recomendo os albergues que estão espalhados por toda a cidade de Paraty. Talvez não seja uma boa opção para quem quer privacidade, mais ainda sim, existem quartos privativos na maioria, se não em todos os Hostel’s!
Muitos deles oferecem café-da-manhã e você paga apenas pela cama, por isso, o preço é bastante atrativo (gira em torno de R$30,00 a R$40,00, a diária).

COM CERTEZA, voltarei o mais breve possível (Mas hein, pra próxima vez posso planejar só os lugares que quero conhecer? Juro que não planejo muito não!  ;)

Até breve, com mais dicas de lugares para conhecer! 



Um comentário:

  1. Você PRECISA conhecer Trindade... É perfeito!!!

    O centro de Paraty é só "a ponta do iceberg" de tanta beleza!

    ResponderExcluir