quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conhecendo: Santa Teresa e Lapa



Antes de mais nada, quero combinar com vocês um dia específico para a Seção Conhecendo. Então vamos lá! Toda (ou quase toda) QUARTA-FEIRA estarei aqui mostrando um lugar diferente!

O lugar escolhido para a Seção Conhecendo de hoje, na verdade são dois, mas por serem tão próximos um do outro entraram no pacote: Santa Teresa e Lapa.


A princípio esse post seria somente uma forma de mostrar alguns lugares que eu conheci por lá, e vi que valeria a pena compartilhar! Mas acabou se estendendo tanto, que praticamente se tornou um "guia-ilustrado", espero que gostem, assim como eu gostei!


Vamos ao que interessa?

O passeio tem inicio na Estação Carioca de Bondes de Santa Teresa, que funciona diariamente, das 7:00h às 21:30h e fica na rua Lélio Gama, sem número (ao lado do prédio da Petrobras).





Pela bagatela de R$0,60, (Preço da passagem do bonde) é possível viajar no tempo; conhecendo o Rio Antigo em pleno século 21! E por R$1,20 você vai e volta ;)





O intervalo entre os bondes pode chegar a 40 minutos, dependendo do número de carros disponíveis no dia, e os bondes andam quase sempre lotados, principalmente nos finais de semana.
Da estação dos bondes é possível ver a sede da Petrobras e a Catedral Metropolitana





O bonde parte, durante seu trajeto, alguns outros bondinhos parados compõem o cenário.





O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como os Arcos da Lapa, localiza-se no bairro da Lapa. A estrutura, em pedra argamassada, apresentava originalmente 270 metros de comprimento por 17,6 metros de altura. Em estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior. Em sua construção foi empregada a mão-de-obra de escravos indígenas e africanos. (Fonte




E por experiência própria eu digo: É tão rápido quando o bonde passa pelos arcos, que você acaba não conseguindo ver tudo de uma vez só!

Vista de quem vai do lado esquerdo. Sorry, não fotografei o lado direito!  :S

MAPA DE PARADAS DO BONDE









  • Portinha – A primeira parada do bonde. Dá acesso a Rua da Ladeira, onde é possível ir para a parte debaixo dos arcos, e também possui fácil acesso a Escadaria Selarón.


Bezerra da Silva retratado em muro na Rua Joaquim Silva “cada um na sua área; cada macaco no seu galho; cada galo no seu terreiro; cada rei no seu baralho”




Um dos personagens mais conhecidos do bairro da Lapa, Selarón, desde 1983 vive no Brasil. Seu grande sonho é manter e completar a decoração, com mosaicos, da escadaria, com 215 degraus e 125 metros de comprimento, que liga a Lapa ao bairro de Santa Teresa. A escadaria do Convento de Santa Teresatambém conhecida como Escadaria Selarón, está situada no final da Rua Teotônio Regadas (rua lateral à Sala Cecília Meirelles). (FONTE) 

Namorado e eu: Turistas na própria cidade

 
Observe-se que o artista mora em uma das casas do local. 
E foi lá onde: Encontramos o próprio!





Lá estava ele, bem à vontade, na porta de casa, pintando alguns azulejos. Sentei um pouco mais perto, vi que ele conversava com algumas estrangeiras, tomei coragem e me cheguei também!
Antes do “oi”, já me perguntou de onde eu era. Ele sempre pergunta, porque entre os milhares de azulejos, segundo ele de mais de 60 países diferentes, sempre tem um azulejo do lugar de onde você veio. E ele conhece a posição de cada um deles!

Selarón nos convidou para conhecer seu atelier, que ficava logo ali na ladeira mesmo:



Detalhes de alguns dos milhares de azulejos da escadaria


  • Largo do Curvelo - Próxima parada do bonde, depois da portinha. Parque das Ruínas, Museu da chácara do céu, Casa Paschoal Carlos Magno, Convento de Santa Teresa. São alguns dos lugares que é possível conhecer desembarcando nessa estação.



Durante o Império foi construído um chalé para o Ministro Joaquim Murtinho Nobre. Sobrinha herdeira do ministro, Laurinda Santos Lobo reformou a casa nos anos 30, dando-lhe um aspecto neocolonial. Após a sua morte, em 1946 a casa foi abandonada e acabou em ruínas. Em 1994, as paredes remanescentes foram transformadas no Parque das Ruínas, cujo interior permite conhecer detalhes de construção do final do século XIX e no início do século XX, deixados à mostra pelo arquiteto Ernani Freire, responsável pela obra.
 O Centro Cultural Parque das Ruínas foi inaugurado em 1997 pela Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro onde antes sitiava-se a residência de Laurinda Santos Lobo. O projeto que une as ruínas do palacete neocolonial e estruturas modernistas em ferro e vidro foi de autoria dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes. O Centro Cultural Parque das Ruínas funciona como espaço nobre para a cultura na cidade do Rio de Janeiro. (Fonte)



  • Largo dos Guimarães - É o coração de Santa Teresa, lá se encontram restaurantes para os mais variados tipos de paladar, que vão desde culinária japonesa, passando até pela feijoada alemã. Entre eles vale conhecer o "Sobrenatural", que me chamou a atenção pela sua decoração.


E também lojas de decoração e artesanato como a "la vereda" que entre outras coisas vende souvenirs com o tema "bondinho" (é o que mais tem! ADORO!), mas além disso podemos encontrar também trabalhos de artistas plásticos da região e uma infinidade de idéias boas que a gente pode fazer em casa, muito inspirador! E é Claro que tive que registrar:





Sem falar no Largo das Letras, uma livraria-café, que funciona em um centenário casarão do Bairro, conhecida também como o "baixo do alto". Foi lá a nossa parada para descansar! Me distraí tanto com a roda de samba e o cenário de "Rio antigo" que me esqueci de tirar algumas fotos de lá!
Mas pesquisando pelo google encontrei o blog da Renata Figueiredo,o recriandodarenata, que gentilmente me cedeu algumas fotos do largo das Letras para ilustrar esse "guia", muito obrigada!!



  

Bom, ainda teria muita coisa pra mostrar de Santa Teresa, que é um lugar realmente fascinante, mas quem sabe um dia faço uma 2º parte?


Espero que tenham gostado e até a próxima Quarta-feira!


Beijos!



               

4 comentários:

  1. Parabéns, ótima sua escolha de revelar um dos lugares mais bacanas do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Tem um passeio com um guia turistico aos sábados às 10:30 e ao 12:00 (se não me engano). O valor acho que é mais cara um pouco... mas não muito.
    Ele vai contando toda a história de Santa Tereza e faz parada no museu do bonde.

    ResponderExcluir
  3. Querida Marcelli
    Estou muito feliz por conhecer seu blog, 1º porque ele é uma graça, li todinho...rsss e vi que temos muito em comum, de ante mão te digo que sou leonina, se ascendente... descendente eu num sei porque não entendo muito disso não..rss, sou bacharel em direito por paixão, tecnica em nutrição por oportunidade e dona de casa porque tive dois filhos seguidinhos e estou cuidando deles!!!
    Achei uma graça e de bom gosto as artes que você fez aí na sua casa, parede rosa, listrada e seu caixote porta cpu...
    Achei o máximo você fazer essas viajens... faça isso amiga enquato é solteira...pq depois num dá...kkkk
    E estou mais contente ainda por ser sua seguidora n.1... com certeza vou estar de olho em tudo que você fizer por aqu, com muito carinho é claro!!!
    eu acompanho blogs já há uns 3 anos, mas só agora quis fazer um pra mim, é bem legal ver o outro lado... preparar os posts e inventar coisas novas e mostrar isso pra todo mundo...rsss
    bom é isso... aaa tambem agradeço sua visita e seu comentario lá no meu cantinho!!
    Daniela
    http://pedacinhosdemim-daniela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Marcelli, desculpe, mas só agora consegui parar e fazer o comentário. Eu estava viajando e aí enrolou...
    AMEI o post!!! E que bom que as minha fotos ajudaram você!
    O blog está lindo, muito bem montado e escrito. Estou adorando!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir